INFORMATIVOS
CERTIDÕES PARA COMPRA / VENDA DE IMÓVEIS
Na cidade do Rio do Janeiro o Vendedor deve apresentar:
-1º e 2º oficios do registro de interdição e tutela;
-1º, 2º, 3º, 4º e 9º ofícios de distribuição da justiça estadual e de executivos fiscais da justiça federal em seu nome ( se casal do marido e mulher);
Do imóvel:
-Certidão de ônus reais do registro de imóveis;
-9º ofício de distribuição;
-Certidão de quitação fiscal e de situação enfitêutica expedida pela prefeitura do rio de janeiro;
-Declaração de quitação do condomínio, se for o caso;
-Comprovantes de pagamento das taxas de incêndio ( pelo menos 5 últimos anos); luz, gás e cedae, se for o caso.
Comprador:
-Deverá pagar o imposto de transmissão, laudêmio (se for o caso), o cartório que lavrará a escritura e o registro da compra e venda no respectivo cartório do registro de imóveis.
Venda de Imóvel:
Se deseja vender o seu imóvel, e o mesmo está localizado no Rio de Janeiro, deverá providenciar as seguintes certidões:
-ônus reais (que indica em nome de quem o imóvel está registrado, se está hipotecado e se tem o habite-se), tirada no cartório de Registro de Imóveis da jurisdição que pertence ao imóvel.
Da Prefeitura (que indica se há dívida de IPTU e se o imóvel é foreiro); declaração do sindico de débitos condominiais, se for o caso; 1º e 2º Cartório de Interdições e Tutelas; certidões do 1º e 4º Distribuidores; 9º Oficio, em nome do imóvel e do vendedor(es); e Justiça Federal, em nome dos vendedores.
Quanto ao valor venal, este é um valor estipulado pela Prefeitura para cálculo do IPTU, levando-se em conta os serviços prestados por ela mesma. Quando é calculado o ITBI, a Prefeitura arbitra, segundo o seu entendimento, qual seria o valor do mercado, de forma a evitar que as partes simulem o real preço do imóvel, diminuindo a quantia a ser paga. Esse valor arbitrado pela Prefeitura, contudo, pode ser contestado, caso entenda que ele está acima do valor realmente correto.
Saiba mais sobre documentação para compra de imóvel ligando para nós!